
Cristiane Gonçalves
Arquiteta e urbanista, autora de Restauração arquitetônica. A experiência do SPHAN em São Paulo, 1937-1975 (Annablume, Fapesp, 2007) e Experimentações em Diamantina. A prática do Iphan em uma cidade tombada (Unifesp, 2019).
É professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie e membro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios e do Comitê Científico de Teoria do ICOMOS Brasil.
Arquiteta, doutora (2010) em Teoria e História da Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Especialista (1999) em Patrimônio Arquitetônico: Teoria e Projeto pela PUC-Campinas.
Foi Diretora do Departamento do Patrimônio Cultural e Natural (DPCN) do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC-RJ), em 2019. Entre os trabalhos técnicos, destacam-se as atividades no Museu Mariano Procópio, entre 2016 e 2017, onde coordenou a equipe de restauro no acompanhamento da obra de restauração e consolidação estrutural da Villa Ferreira Laje, nas aprovações e fiscalizações do conjunto paisagístico e arquitetônico. Atuou ainda como coordenadora de projetos de restauro na KRUCHIN arquitetura, de 1999 a 2015.
Professora Visitante da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na área de Tecnologia da Restauração Arquitetônica, entre 2019 e 2021. Na área acadêmica, destacam-se as colaborações como pesquisador doutor junto ao Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural (PEP-IPHAN), em 2010; e na coordenação, docência e tutoria dos cursos de Especialização Lato sensu e de Aperfeiçoamento Online Patrimônio Arquitetônico: Preservação e Restauro, da Universidade Cruzeiro do Sul, de 2002 a 2010.