ArquiMemória 6 – Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado realizado em 05/11/2024 a 08/11/2024, na cidade de Salvador.
Além do colóquio “PROJETANDO NO PATRIMÔNIO CONSTRUÍDO: EM BUSCA DE ALIANÇAS ENTRE A FORMAÇÃO TÉCNICA E A PARTICIPAÇÃO CIDADÔ, proposto pelas queridas professores de Natalia Miranda Vieira de Araújo, Flaviana Barreto Lira, e com a participação de Juliana Cardoso Nery, Fernando Atique, Eneida de Almeida e Ana Paula Farah, participei de uma sessão de lançamento com meu livro “Restauração Arquitetônica: a experiência do SPHAN em São Paulo, 1937-1975” (Ed. Unifesp).
Muito feliz com esse convite do CAU-SP
Atenção, profissionais de Arquitetura e Urbanismo e cidadãos(ãs) interessados na preservação (e reinserção) do patrimônio das cidades paulistas.
Nos dias 23 e 24 de agosto, o CAU/SP realiza o IV Encontro sobre Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio Cultural 🏘.
O tema desta edição será A memória do cotidiano: ações para a preservação do patrimônio no território paulista.
Na programação:
· Palestras com especialistas renomados;
· Estudos de caso de projetos bem-sucedidos;
· Oficina infantil de azulejaria;
E muito mais!
Confira abaixo a programação completa e faça a sua inscrição!
Saiu a tão esperada 2ª edição do Restauração Arquitetônica
O livro há muitos anos esgotado é reeditado agora pela Editora Unifesp. Revisado, com nova documentação de arquivo, fotos gentilmente cedidas pelo arquiteto Victor Hugo Mori, adendo à segunda edição escrito por minha orientadora, Maria Lucia Bressan Pinheiro, e apresentações de Natália Vieira-de-Araújo e Fernando Atique.
Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais
Nos dias 12, 13 e 14 de junho participamos como mediadora do painel sobre Belo Horizonte no encontro de especialistas e gestores públicos sobre reabilitação de áreas urbanas centrais.
Resenha no ar!
Um luxo total ter uma resenha do meu livro feita pela competente pesquisadora e amiga Maíra Barros na Revista CPC! Para quem estiver curioso para a leitura, segue o link
https://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/175105
Palestra PUC-Campinas
Ciclo de Palestras | 2021 Investigações Científicas acerca da atuação do IPHAN de 1937 a 1975. Profa. Dra. Cristiane Souza Gonçalves, da Universidade Federal de Minas Gerais. A palestra ocorrerá no âmbito da disciplina de Seminários Avançados de Pesquisa C, sob a responsabilidade da Profa. Dra. Ana Paula Farah (POSURB-ARQ – PUC-Campinas), no dia 24 de novembro de 2021, das 16h00 às 17h40.
Faça sua inscrição pelo link abaixo https://forms.gle/7E5wRwCnYr5ZgZrA6
O Patrimônio em Disputa: conversas sobre Patrimônio Cultural e Memória
Participamos da série de lives dedicadas a discussões com professores do curso de pós-graduação Lato Sensu em Patrimônio Cultural e Memória, do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Na terceira live (04/11), o tema foi "Patrimônio, iconoclastia e demolições” e apresentamos o caso da demolição da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, resultado da pesquisa do pós-doutoramento na Unifesp.
Palestra na PUC-Minas
25º SEMANA DE ARQUITETURA PUC MINAS | "ENTRE SERRAS: A EXPONENCIALIDADE DO TRABALHO MINEIRO"
Eixo 1: Libertas Que Serás Também - Minas: Entre o Colonialismo e a Decolonialidade Arquitetônica
PALESTRA: Cristiane Gonçalves: Experimentações em Diamantina - 03/11/2021 às 14h
Acompanhe no canal no YouTube do DAAU - PUC Minas - https://youtube.com/channel/UCX3Ib3QcnI_O7z6036BmfNQ
Lançamento do segundo livro
It all begins with an idea.
Em agosto de 2019, na Livraria Martins Fontes, a autora recebeu os amigos e colegas para o lançamento do livro Experimentações em Diamantina. A prática do Iphan em uma cidade, publicado pela Editora Unifesp.
Para adquirir seu exemplar clique no link: https://www.editoraunifesp.com.br/produto/experimentacoes+em+diamantina.aspx
Com a competência que lhe é própria, Cristiane Souza Gonçalves, tendo se proposto a estudar as intervenções pioneiras do Sphan/Iphan em Diamantina, realizou uma verdadeira imersão na cidade, onde passou longos períodos pesquisando em arquivos e conhecendo in loco os protagonistas de seus estudos – os bens culturais. Também realizou extensa e riquíssima pesquisa no arquivo central do Iphan, no Rio de Janeiro, onde identificou procedimentos então corriqueiros de análise dos pedidos de aprovação de projetos, muitos deles rabiscados diretamente em fotografias; e localizou documentos preciosos – cartas, pareceres, contestações –, imprescindíveis para uma avaliação fundamentada sobre os desafios enfrentados por nosso primeiro órgão de preservação, estabelecendo parâmetros essenciais para pesquisas futuras. Maria Lucia Bressan Pinheiro, FAUUSP
A preservação das cidades é tema importante num mundo em que a maior parte da população é urbana. O livro de Cristiane Souza Gonçalves é referência importante, não apenas para pesquisadores e profissionais envolvidos com o assunto, mas também para estudantes e os que vivem nas cidades. Sua pesquisa sobre o conjunto arquitetônico e urbanístico de Diamantina, tombado pelo Iphan em 1938, começa por uma avaliação das práticas de preservação no Brasil, seus objetivos e escolhas, e em seguida aborda seu desenvolvimento no cotidiano daquela cidade.
Além da caracterização da Diamantina colonial, a autora fala das escolhas do órgão federal de preservação de 1938 a 1967, primeiros passos do Iphan, identificando os procedimentos empregados naquela cidade “patrimônio nacional” para a delimitação da área tombada e intervenções nos imóveis antigos e de modernização do conjunto. A cuidadosa pesquisa em fontes documentais nos leva a conhecer as relações estabelecidas no decorrer desses procedimentos, com a formação de uma rede, envolvendo as representações do Iphan – local, estadual e direção central –, a prefeitura e outras autoridades estaduais, municipais e eclesiásticas. Cristiane fala dos conflitos motivados pelo binômio desenvolvimento-preservação e de como essa rede era o lugar de tensões, entendimentos e imposições relativos à construção de uma identidade nacional, por meio da apropriação de bens selecionados pelo Iphan, a preservar, que deveriam merecer dos participantes da rede e da população local a mesma atenção, independentemente de sua compreensão a respeito do valor nacional atribuído pela instituição. A visão crítica da autora – generosa ao contextualizar as ações no período que aborda e ao reproduzir documentos que ficam disponíveis para novos estudos – vem se juntar, com louvor, a outros trabalhos sobre a preservação no Brasil, contribuindo para a atualização das práticas nos novos contextos que se apresentam. Lia Motta, Centro Lucio Costa, IPHAN
Raízes e permanência do conflito: a metrópole em foco
It all begins with an idea.
7/10/2021 - 16h00
Inscrições no link: https://www.insper.edu.br/agenda-de-eventos/raizes-e-permanencia-do-conflito-a-metropole-em-foco/
Em cidades com mercado imobiliário em forte expansão, onde, ao mesmo tempo, é possível encontrar instrumentos consolidados de proteção ao amplo acervo edificado de importância cultural, torna-se necessário – e sobretudo urgente – discutir os meandros dessa relação quase sempre conturbada. Afinal, é possível pavimentar vias para o estabelecimento de um diálogo entre lados assim, aparentemente inconciliáveis?
Partindo do pressuposto de que essa seja, de fato, uma construção possível e mesmo desejável, o Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, por meio do Núcleo Cidade e Regulação, promove no mês de outubro o primeiro ciclo de webinários Produção Imobiliária e Patrimônio Arquitetônico, com a participação de representantes de alguns dos setores envolvidos e a apresentação de estudos de casos emblemáticos que evidenciem proposições concretas capazes de aproximar diferentes visões da ocupação dos espaços urbanos.
Neste primeiro encontro, a discussão irá se concentrar em torno da natureza do enfrentamento entre o mercado da construção e a memória urbana, a partir de uma perspectiva histórica e dentro de uma visão contemporânea.
Políticas públicas de preservação e produção imobiliária
It all begins with an idea.
Foi uma satisfação mediar esse webinar realizado no dia 21/10/2021 na página do Insper!
O terceiro encontro do ciclo de Webinars estava focado no debate das políticas públicas de preservação do patrimônio ambiental e arquitetônico associadas à produção imobiliária formal e informal, em uma abordagem contemporânea da conservação como indutora de processos de sustentabilidade social. O painel contou com a nossa mediação, com apresentação do Prof. Carlos Leite, e com as ilustres participações de Carmen Silva, com o caso do Hotel Cambridge, em São Paulo, e de Helena Galiza, com as discussões em torno da Ocupação Regente Feijó e do Projeto Porto Maravilha, ambos no Rio de Janeiro.
O resultado pode ser conferido em: https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=6VD-Ie0JSLc&fbclid=IwAR1qKsKREXlt6KxncmvrM_1b3Ro-JCS27jqAxoe8dkJfUj3MYn2K9J1Lw6M
Curso no Insper!
Reabilitação urbana: investimentos e oportunidades
O curso destina-se a compreender, a partir de um panorama histórico, aspectos fundamentais do processo de reabilitação urbana, desde as questões econômicas, jurídicas, socioambientais e arquitetônicas, tomando como base estudos de caso que permitam uma aproximação metodológica segura na definição da viabilidade de empreendimentos que possam determinar uma nova qualidade para o ambiente da cidade.

Participação no CAU-ES
A live pode ser conferida no canal do Youtube: https://youtu.be/1mlH2wweF3E